Quando o desfecho da Segunda Guerra Mundial ainda era incerto, Franklin Roosevelt morreu e Harry Truman teve de assumir a presidência dos EUA. No dia seguinte, o Presidente Truman disse aos repórteres: “Quando me disseram o que aconteceu ontem, pensei que a lua, as estrelas e todos os planetas tinham caído sobre mim.” Certamente, Truman enfrentou responsabilidades esmagadoras.

Neemias foi um grande líder que também enfrentou fardos devastadores. Acompanhado de judeus que haviam retornado do exílio da Babilônia, Neemias foi incumbido da tarefa de reconstruir os muros de Jerusalém. Em meio à terrível oposição, ele não se deixou intimidar pelas zombarias e ameaças do inimigo.

Pelo contrário, aquele homem de Deus organizou uma estratégia dupla de construção e defesa militar — fundamentando seus esforços na oração: “Porém nós oramos ao nosso Deus e, como proteção, pusemos guarda contra eles, de dia e de noite” (Neemias 4:9). Neemias estava se referindo às contínuas ameaças que os trabalhadores enfrentavam, ajudando-os a concentrarem-se em Deus: “…não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível…” (v.14).

Você está enfrentando responsabilidades esmagadoras hoje? Se você orar pedindo a ajuda de Deus e um plano prático de ação, poderá receber forças para completar a tarefa.