Sem-terras devem desocupar aréa até domingo

05/09/2013
Líderes e membros do movimento sem terra, que ocupam a estrada rural entre os municípios de Cosmorama e Sebastianópolis do Sul, estiveram reunidos na tarde de ontem no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Votuporanga a fim de resolverem um impasse entre prefeito de Cosmorama, Claudinei Monteiro Gil, e membros do MST.
 
A reunião envolvendo as duas partes durou mais duas horas e meia e terminou sem um acordo. “Nada foi resolvido, vamos retornar ao acampamento hoje e decidir o que será feito. Estamos aguardando uma liminar para derrubar a ordem de nossa retirada”, comentou o líder do movimento local, José Roberto Coutinho, o Lula, 52 anos, antes de deixar o local.
 
O pedido de desocupação foi movido pela Prefeitura de Cosmorama, em face à ocupação da estrada. Por se tratar de área pública, não pode ser ocupada. A Polícia Militar esteve presente para prestar apoio e manter a ordem, nenhum incidente foi registrado.
 
Ordem judicial
No último dia 29, oficiais de Justiça e a Polícia Militar estiveram com uma oficial de Justiça no local para cumprir a medida. De barraco em barraco, uma notificação foi entregue informando que o Juiz da Primeira Vara de Tanabi concedeu liminar de reintegração de posse, em favor do município de Cosmorama.
 
Ficou acordado que os sem-terra terão até domingo, 8/9, para desocupar a área. O advogado Marcus Antônio Gianezi, que defende os integrantes do movimento disse que tenta uma liminar para prorrogar o prazo da retirada.
 
“Ontem (terça-feira) protocolei uma liminar para prorrogação do prazo, afim de evitar um conflito e assim vermos qual a melhor solução para os assentados”
De acordo com a notificação, todos os ocupantes deverão deixar o local e retirarem os pertences de forma voluntaria. Caso a ordem não seja obedecida, haverá intervenção da Polícia Militar.
 
Sobre o encontro de ontem, no Centro Judiciário, Gianezi explicou que o grupo sentiu que, com a ordem de retirada gerou danos de ordem moral. “Eles entenderam que tiveram o direito violado e gerou danos de ordem moral. Então foi solicitado indenizações, mas o prefeito não esboçou qualquer tipo de reação”.
 
Acampamento
Criado em maio com 600 pessoas, o acampamento já é o maior do Estado, segundo o Incra.  São 3 mil acampados, segundo os líderes, espalhados em barracas de lona ao longo de 20 quilômetros da estrada de terra que liga Cosmorama a Sebastianópolis do Sul.
 
 
Fonte:  Alex Pelicer ( Jornal A Cidade)


Parceiros

Noticias

crime maus tratos animais.jpg
Dois gatos são encontrados mortos nesta madrugada
 Votuporanga registra mais um caso de maus-tratos contra animais. Na noite de ontem, dois gatos foram encontrados mortos no bairro Vila Nova.  Segundo informações policiais, quando a dona dos gatos, de 31 anos, chegou ...
ladBizSENT.jpg
Primeiro "Ladrão da Biz" pega 4,8 anos de prisão em Votuporanga
Um dos “Ladrões da Biz” preso após três roubos de celulares de pessoas que andavam pelas ruas de Votuporanga foi condenado ontem (22/7) no Fórum de Votuporanga a 4,8 anos de prisão em regime fechado, s...
tauagem.jpg
Vigilância fiscaliza tintas de tatuagem e alisantes em Votuporanga
Desde o início deste mês, a Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Sanitária Municipal realiza um trabalho de fiscalização e orientação em estúdios e salões de cabeleir...
ciclFerf.jpg
Ciclista atropelado perto de Fernandópolis morre após 6 dias
Morreu ontem (23/7) o trabalhador rural Anderson Moraes Franco, 28 anos, vítima de atropelamento registrado no último dia 17 na rodovia Percy Waldir Semeghini em Fernandópolis.   Ele estava internado há sei...
bus_o.jpg
ônibus e caminhão colide em cruzamento na rua Sergipe
Acidente fechou o trânsito próximo à Casa de Saúde; um os veículos não teria respeitado a sinalização do local Um acidente fechou o trânsito no Centro de Votuporanga na manhã ...
recibofalso.jpg
MPF denuncia médicos e fisioterapeutas por recibos falsos na região
O Ministério Público Federal em Jales denunciou dois médicos e três fisioterapeutas pela emissão de recibos médicos falsos em Urânia, região de Jales, cidade localizada a 597 quilômetros ...
Mais Noticias

Ouça Entrevistas

Mais