Sem-terras devem desocupar aréa até domingo

05/09/2013
Líderes e membros do movimento sem terra, que ocupam a estrada rural entre os municípios de Cosmorama e Sebastianópolis do Sul, estiveram reunidos na tarde de ontem no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Votuporanga a fim de resolverem um impasse entre prefeito de Cosmorama, Claudinei Monteiro Gil, e membros do MST.
 
A reunião envolvendo as duas partes durou mais duas horas e meia e terminou sem um acordo. “Nada foi resolvido, vamos retornar ao acampamento hoje e decidir o que será feito. Estamos aguardando uma liminar para derrubar a ordem de nossa retirada”, comentou o líder do movimento local, José Roberto Coutinho, o Lula, 52 anos, antes de deixar o local.
 
O pedido de desocupação foi movido pela Prefeitura de Cosmorama, em face à ocupação da estrada. Por se tratar de área pública, não pode ser ocupada. A Polícia Militar esteve presente para prestar apoio e manter a ordem, nenhum incidente foi registrado.
 
Ordem judicial
No último dia 29, oficiais de Justiça e a Polícia Militar estiveram com uma oficial de Justiça no local para cumprir a medida. De barraco em barraco, uma notificação foi entregue informando que o Juiz da Primeira Vara de Tanabi concedeu liminar de reintegração de posse, em favor do município de Cosmorama.
 
Ficou acordado que os sem-terra terão até domingo, 8/9, para desocupar a área. O advogado Marcus Antônio Gianezi, que defende os integrantes do movimento disse que tenta uma liminar para prorrogar o prazo da retirada.
 
“Ontem (terça-feira) protocolei uma liminar para prorrogação do prazo, afim de evitar um conflito e assim vermos qual a melhor solução para os assentados”
De acordo com a notificação, todos os ocupantes deverão deixar o local e retirarem os pertences de forma voluntaria. Caso a ordem não seja obedecida, haverá intervenção da Polícia Militar.
 
Sobre o encontro de ontem, no Centro Judiciário, Gianezi explicou que o grupo sentiu que, com a ordem de retirada gerou danos de ordem moral. “Eles entenderam que tiveram o direito violado e gerou danos de ordem moral. Então foi solicitado indenizações, mas o prefeito não esboçou qualquer tipo de reação”.
 
Acampamento
Criado em maio com 600 pessoas, o acampamento já é o maior do Estado, segundo o Incra.  São 3 mil acampados, segundo os líderes, espalhados em barracas de lona ao longo de 20 quilômetros da estrada de terra que liga Cosmorama a Sebastianópolis do Sul.
 
 
Fonte:  Alex Pelicer ( Jornal A Cidade)


Parceiros

Noticias

caminhferf2.jpg
Caminhonete é atingida por trem em Fernandópolis
Uma caminhonete Ford Ranger, com placas de General Salgado, foi atingida por uma composição da ALL Logística no início da noite de ontem (15/12), no cruzamento da linha férrea com a rodovia Carlos Gandolfi em Fer...
ddmvotu1.jpg
Prostituta é agredida durante sexo em canavial de Votuporanga
Um caso grave de violência contra mulher foi registrado na madrugada de ontem pelo setor policial de Votuporanga. Uma jovem de 23 anos de idade, garota de programa, foi estuprada por um suposto cliente. Após um desacordo, a mo&cce...
PF.jpg
Funcionário de faculdade de Fernandópolis preso pela PF é solto
O coordenador do programa Escola da Família, Neoclair Félix do Nascimento, foi liberado neste tarde (16/12) após horas de depoimento na Delegacia da Polícia Federal em Jales. Ele e outras duas pessoas foram detidas ...
foto site01.jpg
Parentes e amigos se despedem de ''Radar'' um dos melhores centroavante da história do futebol brasileiro
Foi sepultado na tarde deste domingo 14/12/2014, ás 15:00hs no cemitério municipal de Votuporanga SP, João Roberto Cavalcante da Silva, com 58 anos o ex- atacante da votuporanguense e flamengo do RJ, ''Radar'&...
pre_1.jpg
Prefeita de Clementina tem ferimentos leves após acidente
REGIÃO - A prefeita de Clementina, Célia Conceição Freitas Galhardo (DEM), sofreu um acidente na noite desta quinta-feira (11) na rodovia Marechal Rondon em Pirajuí. Ela voltava de São Paulo juntament...
barr.jpg
Justiça exige decisão da Prefeitura
A Justiça determinou que a Prefeitura de Votuporanga decida hoje se há acordo ou não com os acampados “Nelson Mandela 2″, que estão há mais de dois meses em área pública no bairro Esta&c...
Mais Noticias

Ouça Entrevistas

Mais