Sem-terras devem desocupar aréa até domingo

05/09/2013
Líderes e membros do movimento sem terra, que ocupam a estrada rural entre os municípios de Cosmorama e Sebastianópolis do Sul, estiveram reunidos na tarde de ontem no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Votuporanga a fim de resolverem um impasse entre prefeito de Cosmorama, Claudinei Monteiro Gil, e membros do MST.
 
A reunião envolvendo as duas partes durou mais duas horas e meia e terminou sem um acordo. “Nada foi resolvido, vamos retornar ao acampamento hoje e decidir o que será feito. Estamos aguardando uma liminar para derrubar a ordem de nossa retirada”, comentou o líder do movimento local, José Roberto Coutinho, o Lula, 52 anos, antes de deixar o local.
 
O pedido de desocupação foi movido pela Prefeitura de Cosmorama, em face à ocupação da estrada. Por se tratar de área pública, não pode ser ocupada. A Polícia Militar esteve presente para prestar apoio e manter a ordem, nenhum incidente foi registrado.
 
Ordem judicial
No último dia 29, oficiais de Justiça e a Polícia Militar estiveram com uma oficial de Justiça no local para cumprir a medida. De barraco em barraco, uma notificação foi entregue informando que o Juiz da Primeira Vara de Tanabi concedeu liminar de reintegração de posse, em favor do município de Cosmorama.
 
Ficou acordado que os sem-terra terão até domingo, 8/9, para desocupar a área. O advogado Marcus Antônio Gianezi, que defende os integrantes do movimento disse que tenta uma liminar para prorrogar o prazo da retirada.
 
“Ontem (terça-feira) protocolei uma liminar para prorrogação do prazo, afim de evitar um conflito e assim vermos qual a melhor solução para os assentados”
De acordo com a notificação, todos os ocupantes deverão deixar o local e retirarem os pertences de forma voluntaria. Caso a ordem não seja obedecida, haverá intervenção da Polícia Militar.
 
Sobre o encontro de ontem, no Centro Judiciário, Gianezi explicou que o grupo sentiu que, com a ordem de retirada gerou danos de ordem moral. “Eles entenderam que tiveram o direito violado e gerou danos de ordem moral. Então foi solicitado indenizações, mas o prefeito não esboçou qualquer tipo de reação”.
 
Acampamento
Criado em maio com 600 pessoas, o acampamento já é o maior do Estado, segundo o Incra.  São 3 mil acampados, segundo os líderes, espalhados em barracas de lona ao longo de 20 quilômetros da estrada de terra que liga Cosmorama a Sebastianópolis do Sul.
 
 
Fonte:  Alex Pelicer ( Jornal A Cidade)


Parceiros

Noticias

aav.jpg
Diretoria faz acertos e dispensa elenco na quarta-feira
Marcelo Melo, um dos investidores do CAV (Clube Atlético Votuporanguense),  foi o convidado de ontem do programa Bola em Jogo, da Rádio Cidade. Ele falou sobre a campanha do time na Série A3, respondeu perguntas dos ...
arcom.JPG
Velório Municipal vai ganhar ar condicionado
Andressa Aoki andressa@acidadevotuporanga.com.br   O Velório Municipal Aldo Zara receberá, em breve, melhorias. O jornal A Cidade, por meio da coluna “Anote aí”, reivindicou ar condicionado para o ...
gata.jpg
Gatos são encontrados mortos por envenenamento
Jociano Garofolo   Votuporanga registrou ontem mais um caso de crueldade contra animais. Dois gatos foram encontrados mortos pela dona, com sinais de envenenamento que podem ter sido provocados pelo veneno conhecido “chumbi...
empreg.jpg
Comportamento no Facebook pode custar emprego
Recentemente, diversos casos de profissionais que foram desligados por conta de seus comportamentos no Facebook vieram à tona.   Em fevereiro deste ano, uma professora da PUC foi afastada de seu cargo por ter postado uma foto d...
motooo.jpg
Motociclista provoca acidente com 2 vítimas e foge em Votuporanga
Duas pessoas ficaram feridas em uma colisão entre duas motocicletas na tarde de ontem (17/4) em Votuporanga.   O acidente foi na rua Tibagi, bairro Vila Marin. O condutor da moto que colidiu e derrubou a Biz fugiu sem prestar s...
ambient.jpg
Polícia Ambiental faz limpa em rios da região na Semana Santa
Até o próximo dia 21 a 1ª Companhia de Polícia Ambiental de São José do Rio Preto desenvolve as Operações Pré-semana Santa e Semana Santa, com emprego maciço do efetivo e meios no...
Mais Noticias

Ouça Entrevistas

Mais