Sem-terras devem desocupar aréa até domingo

05/09/2013
Líderes e membros do movimento sem terra, que ocupam a estrada rural entre os municípios de Cosmorama e Sebastianópolis do Sul, estiveram reunidos na tarde de ontem no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Votuporanga a fim de resolverem um impasse entre prefeito de Cosmorama, Claudinei Monteiro Gil, e membros do MST.
 
A reunião envolvendo as duas partes durou mais duas horas e meia e terminou sem um acordo. “Nada foi resolvido, vamos retornar ao acampamento hoje e decidir o que será feito. Estamos aguardando uma liminar para derrubar a ordem de nossa retirada”, comentou o líder do movimento local, José Roberto Coutinho, o Lula, 52 anos, antes de deixar o local.
 
O pedido de desocupação foi movido pela Prefeitura de Cosmorama, em face à ocupação da estrada. Por se tratar de área pública, não pode ser ocupada. A Polícia Militar esteve presente para prestar apoio e manter a ordem, nenhum incidente foi registrado.
 
Ordem judicial
No último dia 29, oficiais de Justiça e a Polícia Militar estiveram com uma oficial de Justiça no local para cumprir a medida. De barraco em barraco, uma notificação foi entregue informando que o Juiz da Primeira Vara de Tanabi concedeu liminar de reintegração de posse, em favor do município de Cosmorama.
 
Ficou acordado que os sem-terra terão até domingo, 8/9, para desocupar a área. O advogado Marcus Antônio Gianezi, que defende os integrantes do movimento disse que tenta uma liminar para prorrogar o prazo da retirada.
 
“Ontem (terça-feira) protocolei uma liminar para prorrogação do prazo, afim de evitar um conflito e assim vermos qual a melhor solução para os assentados”
De acordo com a notificação, todos os ocupantes deverão deixar o local e retirarem os pertences de forma voluntaria. Caso a ordem não seja obedecida, haverá intervenção da Polícia Militar.
 
Sobre o encontro de ontem, no Centro Judiciário, Gianezi explicou que o grupo sentiu que, com a ordem de retirada gerou danos de ordem moral. “Eles entenderam que tiveram o direito violado e gerou danos de ordem moral. Então foi solicitado indenizações, mas o prefeito não esboçou qualquer tipo de reação”.
 
Acampamento
Criado em maio com 600 pessoas, o acampamento já é o maior do Estado, segundo o Incra.  São 3 mil acampados, segundo os líderes, espalhados em barracas de lona ao longo de 20 quilômetros da estrada de terra que liga Cosmorama a Sebastianópolis do Sul.
 
 
Fonte:  Alex Pelicer ( Jornal A Cidade)


Parceiros

Noticias

291014060443-tereno.jpg
Prefeitura de Votuporanga coloca 6 terrenos à venda
A Prefeitura de Votuporanga promove na próxima terça-feira, 04 de novembro, às 14 horas, a venda de seis imóveis localizados no entorno do bairro Vila América. Os editais estão disponíveis no si...
301014102032-evandrPilot.jpg
Piloto votuporanguense é solto por sequestradores perto da Bolívia
O piloto votuporanguense Evandro Rodrigues de Abreu e o copiloto Rodrigo Frais Agnelli, que estavam desaparecidos havia 40 dias, foram liberados por sequestradores nesta madrugada (30/10), em Guajará-Mirim (RO), cidade brasileira que faz di...
291014124230-tumulo4.jpg
Limpeza de túmulos em Votuporanga só até amanhã (31/10)
Os serviços de limpeza de túmulos no Cemitério Municipal de Votuporanga com utilização de água serão permitidos até amanhã (sexta-feira 31/10), sendo que, após esta data, soment...
ImageProxy.jpg
Plano de Saúde: Prefeitura atende norma da ANS para beneficiar servidores após a aposentadoria
A Prefeitura de Votuporanga passará a atender a partir do mês que vem a Resolução Normativa Nº 279, da Agência Nacional de Saúde, e com isso passará a custear 80% da mensalidade do Plano de Sa&ua...
TALITAdrg.JPG
Travesti e irmão são presos com droga por agentes da DISE de Votuporanga
Após recebimento de denúncia anônima, policiais civis da DISE, voltaram ao bairro Pró-povo, e prenderam um travesti de 19 anos de idade, irmão de outro traficante de 26 anos de idade, contra quem pesam inúm...
281014064402-presoDDM.jpg
Pedófilo é preso ao assediar garotos em avenida de Votuporanga
Um homem de 56 anos foi preso nesta tarde (28/10) em Votuporanga por assédio sexual a crianças. Ele utilizava uma moto para abordar garotos na avenida Emílio Arroio Ernandes. O acusado foi flagrado pela Polícia Mili...
Mais Noticias

Ouça Entrevistas

Mais