Sem-terras devem desocupar aréa até domingo

05/09/2013
Líderes e membros do movimento sem terra, que ocupam a estrada rural entre os municípios de Cosmorama e Sebastianópolis do Sul, estiveram reunidos na tarde de ontem no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Votuporanga a fim de resolverem um impasse entre prefeito de Cosmorama, Claudinei Monteiro Gil, e membros do MST.
 
A reunião envolvendo as duas partes durou mais duas horas e meia e terminou sem um acordo. “Nada foi resolvido, vamos retornar ao acampamento hoje e decidir o que será feito. Estamos aguardando uma liminar para derrubar a ordem de nossa retirada”, comentou o líder do movimento local, José Roberto Coutinho, o Lula, 52 anos, antes de deixar o local.
 
O pedido de desocupação foi movido pela Prefeitura de Cosmorama, em face à ocupação da estrada. Por se tratar de área pública, não pode ser ocupada. A Polícia Militar esteve presente para prestar apoio e manter a ordem, nenhum incidente foi registrado.
 
Ordem judicial
No último dia 29, oficiais de Justiça e a Polícia Militar estiveram com uma oficial de Justiça no local para cumprir a medida. De barraco em barraco, uma notificação foi entregue informando que o Juiz da Primeira Vara de Tanabi concedeu liminar de reintegração de posse, em favor do município de Cosmorama.
 
Ficou acordado que os sem-terra terão até domingo, 8/9, para desocupar a área. O advogado Marcus Antônio Gianezi, que defende os integrantes do movimento disse que tenta uma liminar para prorrogar o prazo da retirada.
 
“Ontem (terça-feira) protocolei uma liminar para prorrogação do prazo, afim de evitar um conflito e assim vermos qual a melhor solução para os assentados”
De acordo com a notificação, todos os ocupantes deverão deixar o local e retirarem os pertences de forma voluntaria. Caso a ordem não seja obedecida, haverá intervenção da Polícia Militar.
 
Sobre o encontro de ontem, no Centro Judiciário, Gianezi explicou que o grupo sentiu que, com a ordem de retirada gerou danos de ordem moral. “Eles entenderam que tiveram o direito violado e gerou danos de ordem moral. Então foi solicitado indenizações, mas o prefeito não esboçou qualquer tipo de reação”.
 
Acampamento
Criado em maio com 600 pessoas, o acampamento já é o maior do Estado, segundo o Incra.  São 3 mil acampados, segundo os líderes, espalhados em barracas de lona ao longo de 20 quilômetros da estrada de terra que liga Cosmorama a Sebastianópolis do Sul.
 
 
Fonte:  Alex Pelicer ( Jornal A Cidade)


Parceiros

Noticias

180914110642-RECAptrdo1.jpg
Procurado é preso pela Força Tática no Pró-Povo em Votuporanga
Um procurado pela Justiça por vários crimes foi capturado na última quarta-feira (17/9) pela Polícia Militar de Votuporanga. Ele foi abordado por policiais da Força Tática na rua das Araras, no bairro Pr&o...
180914111218-RIOLAtraf1.jpg
Traficante de Riolândia preso em Votuporanga ao buscar droga em RP
Um traficante de Riolândia foi preso na tarde da última quarta-feira (17/9) por equipes da Força Tática e Rocam (Motos) da Polícia Militar de Votuporanga. Durante patrulhamento de rotina, as equipes receberam info...
180914034316-game.jpg
Jogo desenvolvido por professor votuporanguense é apresentado na Alemanha
O game “The Way of Yiji ” desenvolvido pelo docente do curso de Produção Multimídia da UNIFEV, Prof. Me. André Teruya Eichemberg participa, entre os dias 16 e 20 deste mês, do Festival de games Play14,...
190914045659-mortbombeir.jpg
Morre mulher vítima de acidente com caminhão de bombeiros
Morreu ontem (18/9) no Hospital de Base de São José do Rio Preto a senhora Ana Perencini, 88, uma das vítimas do acidente ocorrido entre um veículo Onix e o Caminhão do Corpo de Bombeiros no último dia 10,...
190914050813-piaui.jpg
Caminhão atropela motociclista em esquina de Votuporanga
Um motociclista ficou ferido ao ser atingido por um caminhão em Votuporanga, ontem (18/9). O acidente foi no cruzamento das ruas Piauí com Minas Gerais. O caminhão colidiu lateralmente com a moto ao fazer a conversã...
49.jpg
Jovem de 21 anos morre após colisão frontal na SP-310
Uma colisão frontal tirou a vida de um jovem de 21 anos de idade na tarde de ontem na rodovia Feliciano Sales Cunha, a SP-310, no trecho entre Sebastianópolis do Sul e Monte Aprazível. A vítima conduzia um aut...
Mais Noticias

Ouça Entrevistas

Mais